A arte de ser Mensch

Este post foi embasado no livro A arte do começo por Guy Kawazaki. Como esta mencionado no livro: Mensch é o termo em iídiche que designa uma pessoa ética, íntegra e admirável. O oposto de um Mensch - ser humano - é um Unmensch, que significa uma pessoa absolutamente cruel ou para o mal. A chave para ser um Mensch é ter caráter, dignidade e um senso do que é certo.

"A verdadeira medida de um homem é a maneira como ele trata alguém que não lhe pode ser útil." SAMUEL JOHNSON

O autor Guy Kawazaki incluiu este tópico no livro por dois motivos:

  1. Agir de modo que beneficie você e sua empresa em detrimento do restante da sociedade não o tornará melhor.
  2. Se você quiser constituir uma empresa grandiosa e duradoura, precisará estabelecer os mais altos padrões éticos e morais para o seus funcionários.

São três os fundamentos do modo Mensch:

AJUDAR MUITA GENTE

Você precisa somar pontos em seu comportamento durante o tempo que passa neste mundo, e a melhor forma de somar esses pontos é ajudar as pessoas. Não é puro ajudar aquelas pessoas de que você vai precisar um dia. As ajudas que valem mais são: ajudar pessoas em que nunca se sabe se elas possam ajudá-lo um dia; sentir alegria interior em ajudar o próximo; e querer somar pontos cármicos só por via das dúvidas, caso esta teoria esteja correta.

FAÇA O QUE É CORRETO

Fazer o que é correto - não o que é fácil, conveniente, que economiza dinheiro ou que o permita sair ileso. Certo é certo, errado é errado. Sem dúvida, existem verdades absolutas na vida, e os Mensches valorizam e colocam em prática essa verdade.

RETRIBUIR À SOCIEDADE O QUE ELA LHE DÁ

Há muitas "moedas" com que se pode pagar à sociedade esses favores. Fazer doações em dinheiro é apenas uma delas - outras incluem doar tempo, conhecimento e apoio emocional. Os Mensches usam essas moedas para se doar aos outros. O conceito-chave é que o Mensch retribui - ou seja, por algo de bom já recebido -, em vez de estar "pagando adiantado" pelo que espera receber depois.

O autor recomenda um exercício para reflexão: O fim de sua vida chegou. Relacione as três coisas pelas quais você quer que as pessoas se recordem de você.

E você? Se considera um Mensch? Envie comentários :)


Written in by Leandro Alvares da Costa