Idéia inovadora, Startup!

Surgiu uma idéia inovadora, então logo nasce uma startup!

Para quem não sabe o termo startup se refere as empresas recém-criadas, em fase de desenvolvimento e evolução do modelo de negócio - aquelas que surgem na garagem, no fundo de quintal de casa, no próprio escritório ou através de projetos investidos por grandes empresas ou incubadoras.

Definição de startup: “Uma instituição humana desenhada para entregar um novo produto ou serviço sob condições de extrema incerteza” por Eric Ries.

Startup a nova tendência.

São elas as iniciantes neste mercado imenso e competitivo - geralmente formada por jovens empreendedores - que estão em constante busca por inovação e acima de tudo sonham em melhorar o mundo com seus projetos. São elas que lançam produtos e serviços para solucionar problemas e facilitar a vida das pessoas, são elas que aceleram a economia e principalmente ajudam a contribuir com algo realmente significativo para o mundo.

A Apple, Microsoft, Google, Facebook, Twitter já foram startups um dia, e hoje são empresas de grande porte que ficaram famosas com seus produtos e serviços. É claro que para ter sucesso não é simplesmente ter uma idéia inovadora e achar que vai mudar o mundo. Começar é fácil, o difícil é continuar e crescer. Achar um modelo de negócio certo e que seja escalável é o fator crítico de sucesso para a maioria das startups, onde muitas falham no meio do caminho.

O que mais admiro no modo de atuar das startups é que elas buscam por inovar através de um sonho de criar algo realmente significativo para o mundo, por serem constituídas por pessoas que queiram contribuir para a evolução da humanidade, por saberem aprender continuamente, serem ágeis, sem burocracia. Ganhar vantagem perante a concorrência com sua leveza, audácia e seu jeito de pensar totalmente Lean já faz parte da característica de uma startup. Qualquer oportunidade é considerada um desafio e cada conquista é sempre uma grande vitória.

Conclusão, cada vez mais surgem novas empresas com idéias promissoras, não é preciso ter investimento externo para dar um pontapé inicial em um projeto, basta apenas ter força de vontade, coragem, determinação, perseverança e planejar menos e fazer mais.

Falarei mais sobre Startup e novos conceitos em outros posts.

E você? Conte um pouco da sua experiência com startups também ;)


Written in by Leandro Alvares da Costa