O que os líderes empreendedores devem fazer - Parte 1

Compartilho com vocês um texto retirado do livro da série Harvard Business Essentials de 2005 chamado Ferramentas para empreendedores escrito por Richard Luecke.

Conselhos práticos

Felizmente, o sucesso e o crescimento são compatíveis com o espírito empreendedor. Mas o que a liderança pode fazer para garantir a vitalidade contínua desse espírito quando o negócio começa a se estabelecer e crescer? Este é o primeiro post de outros que farei contendo conselhos práticos para permanecer agressivo, inovador e com capacidade de resposta às condições de mercado. Vamos ao primeiro:

Preserve uma cultura favorável à inovação

Compreende-se bem o impacto da cultura organizacional na criatividade e na geração de idéias. Na ausência de uma cultura que dê este apoio, a criatividade e a inovação não germinarão nem crescerão.

Um exemplo de cultura infértil é uma cultura caracterizada por um foco para dentro, procedimentos extensos para resolver questões por consenso e 'rejeição', arrogância criada pelo sucesso anterior e um senso de direito, por parte de alguns funcionários, a ter os cargos garantidos sem uma contrapartida. Se a cultura de sua empresa está assumindo estas características, então é pouco provável que a criatividade e a inovação floresçam. Pior ainda, as pessoas mais inventivas ficarão desestimuladas e deprimidas, e procurarão trabalho em outro lugar.

Estas perguntas o ajudarão a determinar se sua empresa está perdendo o espírito criativo:

  • Nosso sucesso está nos deixando convencidos e complacentes?
  • Nós somos focalizados para dentro?
  • Nós castigamos os que falham ao assumir riscos?
  • As pessoas criativas e as novas idéias são mal recebidas e desprezadas nesta empresa?
  • Nós não recompensamos atos de criatividade?
  • Somos burocráticos na forma como lidamos com as novas idéias?
  • A hierarquia e seus símbolos se insinuam por nossa cultura?

Se você respondeu sim a qualquer uma destas perguntas, é preciso fazer uma avaliação séria e um ajuste em sua cultura organizacional. Nos outros posts escreverei outras dicas do que os empreendedores devem fazer para manter vivo o espírito empreendedor. Um grande abraço!


Written in by Leandro Alvares da Costa