Prática do Sentimento de Produtividade
Uma questão corriqueira
Em todas as equipes de desenvolvimento de software conversamos sobre produtividade. Nunca passava despercebida em nosso dia a dia. Ela era, e é, motivo de discussão - sempre saudável - em todas as reuniões diárias e retrospectivas dos sprints. Sempre algum membro da equipe perguntava como foi a produtividade no dia ou no sprint.
Uma forma diferente
Todos sabem a importância de serem produtivos e que a produtividade não quer dizer trabalhar mais horas. Produtividade está muitas vezes relacionada ao foco, entendimento do que é preciso ser feito, ambiente de trabalho e também ao processo da gestão do projeto. Uma prática que vem ajudando bastante à identificar os pontos que influenciam na produtividade é a reunião diária e - com muito mais importância - a retrospectiva do sprint. Havia um problema de que uns influenciavam os outros na hora de falar. Como produtividade é um assunto permanente em nossas reuniões, dentro de mim ecoava um sentimento de que algo poderia ser melhorado neste sentido.
Achei uma forma diferente de falarmos de produtividade quando assisti a palestra "Melhorando um ambiente ágil." da Cecília Fernandez no evento da QCon São Paulo 2011. A cultura da Caelum propicia a melhoria contínua e a Cecília apresentou várias práticas diferentes para promover um ambiente agradável de trabalho. Uma delas era relacionada a produtividade, com essa dica em mãos tive a oportunidade de praticar com a nossa equipe. Na retrospectiva de hoje colhemos alguns feedbacks legais, gostaria de compartilhá-los com vocês. Bom, vamos a prática, explicarei de forma simples e objetiva.
Prática do sentimento de produtividade
É muito simples! Colamos do lado da porta de saída um quadrinho como este:
Cada pessoa que saia, riscava - de forma muito sincera - como estava se sentindo em relação a sua própria produtividade (baixa, normal ou alta). Foi bem interessante a experiência, no primeiro e segundo dia achamos um pouco estranho, mas logo no final da semana e começo da segunda semana, enxergamos alguns benefícios. Sentimos mudanças no lado psicológico e no lado comportamental.
Lado psicológico:
- Bem estar ao sair de um dia produtivo em equipe.
- Equipe mais preocupada com o resultado.
- Auto análise da produtividade individual e em equipe.
- Auto motivação para o próximo dia quando o dia atual - ou anterior - é pouco produtivo.
Lado comportamental:
- Aumento do foco.
- Aumento da comunicação.
- Maior preocupação em fazer o trabalho em equipe.
Benefícios
- Conseguimos prezar mais a produtividade do time do que a individual, entendendo o papel produtivo de cada membro para o time.
- Melhoramos nosso foco promovendo a produtividade.
- Aumentamos nossa cobrança.
- Nas retrospectivas não discutimos mais a produtividade em si, e sim, quais foram as barreiras que atrapalhavam a produtividade.
Ainda estamos experimentando esta prática, enquanto tivermos efeitos positivos, continuaremos aprimorando.
Espero que tenham gostado. E você? Topa fazer um quadrinho de sentimento de produtividade para sua equipe? Conte sua experiência :)
Written in by Leandro Alvares da Costa